6 dicas para ser uma pessoa mais criativa

Com algumas atividades simples você exercitar a criatividade. Confira nossas 6 dicas!

6 dicas para ser uma pessoa mais criativa

Já se perguntou sobre o que deve ser feito para ser uma pessoa mais criativa? Alguns acham que é algo difícil, mas não é não. Com algumas atividades simples você consegue exercitar a criatividade e usá-la com sucesso no dia a dia, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional.

Confira 6 dicas para colocar em prática o quanto antes:

Brinque!

Como o tempo é escasso e importantíssimo dentro do horário de trabalho, fica difícil encontrar um momento para fazer brincadeiras, contar piadas e se divertir um pouco. Mesmo que muitos achem inoportuno, atividades mais descontraídas podem engatilhar novas ideias durante o expediente. Portanto, mesmo que seu dia esteja repleto de tarefas, faça uma pausa para um café e trocar ideias com os demais colegas.

Atividades artísticas

Muitos expressam suas ideias rabiscado em um papel e isso ajuda muito. Ao desenhar, as partes do cérebro que estão relacionadas com a criatividade acabam sendo estimuladas, o que facilita novos insights. Outras atividades artísticas têm esse efeito, como a música, a pintura, o teatro e a literatura.

Corra riscos

Teve alguma ideia legal para o projeto? Expresse sua opinião com autenticidade, educação e sem receios. Ser espontâneo é fundamental para a criatividade e correr o risco está incluído nisso. Você só vai saber se realmente é uma boa ideia se fizer a sugestão.

Pense “besteiras”

Mais uma vez vamos falar de ser espontâneo e não censurar suas ideias. Deixe seus insights fluírem sem julgamentos. Quando a espontaneidade é estimulada resulta em um brainstorm constante e é a partir daí que as invenções revolucionárias podem surgir.

Questione o mundo

Sabe por que as crianças são criativas? Porque elas têm dúvidas e perguntam sobre tudo e todos. Logo, levar a vida com mais interrogações pode ser extremamente benéfico para estimular a criatividade.

Crie uma “caixa” de preciosidades

Anote as frases mais legais e criativas que você ouvir. Recorte e guarde imagens, revistas, livros que possam servir como referências. O mesmo vale para o online. Salve as imagens que você mais gosta em uma pasta, crie um documento e cole os links dos vídeos que você curte. Isso vai servir como inspiração e ajudar no processo criativo.

E então, preparado para exercitar a criatividade e ter ideias inovadoras com mais frequência? Só não se esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos, afinal, mais pessoas pensam melhor do que uma.