Aprenda como divulgar e engajar seu público para seu Webinar

Desenvolva um plano sólido para divulgação, engajamento e métricas pré, durante e pós-webinar de maneira eficiente e fácil com estas dicas

Aprenda como divulgar e engajar seu público para seu Webinar

Se tem uma coisa que este ano nos provou é que eventos online e webinars vieram para ficar. Independente do seu público ser B2B e B2C, você deve considerar esse conteúdo em sua estratégia de marketing. Mas, para conseguir uma audiência sólida, você precisa trabalhar suas redes sociais como o maior centro de divulgação, pois além de compartilhar seu conhecimento, essa troca te permite aprender sobre seu público-alvo e melhorar os insights da sua empresa ou marca.

Hoje nós vamos ensinar como desenvolver essa estratégia para divulgação pré-webinar, como engajar sua audiência durante e pós-webinar! Então prepare-se para uma trilha de conhecimento facilitada que preparamos para você e descubra nesse post épico técnicas como:

  • Dicas para você manter a atenção do seu público durante seu webinar
  • Trabalhar seu conteúdo durante todo o processo
  • Como promover seu webinar ou evento online
  • Como usar o seu conteúdo a seu favor
  • Métricas que indicarão o sucesso do seu webinar ou evento online

POR ONDE COMEÇAR - ENGAJE SEU PÚBLICO NO PRÉ-WEBINAR

A parte mais difícil do processo é justamente conseguir construir uma audiência. Você tem várias maneiras de conseguir isso - nós vamos falar sobre isso nessa etapa - a mais atrativa é trabalhar com expectativa do seu público.

  • Crie um evento compartilhável

A maioria das redes sociais trabalham com ferramentas para seu engajamento ser maior. Através dela, você consegue ativar a chave de alcance do seu público, aumentando a visibilidade de seu webinar para mais pessoas.

Você deve sempre incluir um botão de compartilhamento para redes sociais, criar landing pages, criar um evento em ferramentas nativas e nossa dica de ouro: crie um plano de recompensa por compartilhamento. Exemplo: a cada dez pessoas convidadas, você receberá o material. A cada 20 pessoas convidadas, você receberá o material + vídeos na íntegra, e assim por diante. Este modelo escalável permite que seu webinar engrene na divulgação de maneira orgânica.

Print de como é exibido um evento no Facebook

Esta imagem é de um evento criado nativamente na rede social Facebook. Ao criar um, você possibilita que sua audiência receba updates, possa compartilhar na própria linha do tempo e marcar como interesse. Fácil, fácil.

Outra estratégia que pode ser muito bem usada é gerar expectativa através da divulgação dos convidados do seu webinar. Você pode interagir com sua audiência criando quizzes, enquetes ou testes para que tentem acertar quem serão os participantes e ir divulgando aos poucos, por exemplo.

  • Atente-se ao que seu público diz

Ao publicar o seu webinar é importante monitorar as reações e comentários do público. Isso serve como um termômetro para o que virá.

Crie enquetes sobre assuntos que eles gostariam de ver em seu webinar, por exemplo, e organize uma pauta baseada na opinião da sua audiência. O Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter possuem essa ferramenta nativa em suas plataformas. Abuse de sua criatividade!

Outra consideração importante é: não duvide do poder de uma hashtag! Ela é aceita em todas as redes sociais e funciona como um motor facilitador de busca. Crie uma personalizada para seu webinar ou evento online e consiga mensurar mais facilmente o que falam sobre sua marca ou empresa em todas as etapas!

“Mas eu não tenho braço para isso!”. Nós entendemos e viemos dizer que há solução para esse problema. Uma ferramenta muito usada é o Buffer, uma plataforma de monitoramento das redes sociais. Ela possui uma versão gratuita com alguns recursos limitados, mas perfeito para medir o buzz do seu webinar!

  • Mostre a preparação

Sei que falamos sobre convidados em seu webinar, mas, aqui é onde você foca na divulgação deles! Mas cuidado! É importante que seja alguém extremamente relevante para seu público, caso contrário, sua audiência ficará frustrada.

Se não for alguém extremamente relevante você tem a opção de educar os participantes para que saibam quem é a pessoa, o que ela faz, o motivo de sua relevância.

Revele também o dia-a-dia da preparação, faça contagem regressiva nos seus stories para o webinar para aumentar a expectativa dos participantes.

HORA DO INVESTIMENTO

Bom, chegamos na parte mais importante do processo de divulgação do seu webinar: investimento em ads.

Para que seu webinar ganhe relevância não conte apenas com o que é orgânico: ou seja, um post ou evento sem investimento. Imagine o tanto de posts que é feito diariamente nas redes sociais com a mesma temática que a sua. Agora, consegue imaginar como seu post orgânico conseguirá ser relevante dentro de um mar de assuntos? Considere investir em ads para que suas chances aumentem!

“Legal, mas minha grana é curta. Onde meu investimento será melhor aproveitado?”.

Primeiro passo é: ter um planejamento estratégico para seus anúncios. É realmente importante ter em mente o quanto pretende gastar para investir com sabedoria. Abaixo você encontra um link que te ajudará a entender o assunto, caso seja novidade para você!

Anúncios em redes sociais: o guia para começar a anunciar em 2021
Saiba como dar os primeiros passos para fazer anúncios em redes sociais como o Instagram, o Facebook e o LinkedIn

Agora sim, vamos à escolha das redes sociais!


LinkedIn
Se seu webinar terá foco no público B2B, considere o LinkedIn como maior veículo para divulgação.

Mesmo com uma audiência mais enxuta como o do Facebook, por exemplo, a chance de seu público certo para construir uma audiência para seu webinar é maior.

Instagram
Divulgar seu webinar no Instagram é uma boa, principalmente se o foco for jovens. Estatisticamente falando, a plataforma tem como idade de usuários entre 18 - 24 anos.

Não esqueça que o apelo da rede social são imagens e vídeos, então capriche na qualidade e produção! Abuse de criatividade também. Você tem o Reels, Stories, Feed para vídeos e fotos, carrossel de imagens, filtros… uma infinidade de recursos.

Facebook
A rede social de Mark Zuckeberg é a mais popular do mundo e quando apresentamos esse dado, falamos de algo em torno de 2.79 bilhões de usuários.

É a mais comum na estratégia de anúncios e normalmente a mais indicada por número de usuários. Você poderá segmentar o público para seu webinar e expandir sua marca através de engajamento, abrangendo diferentes perfis.

Twitter
Muito subestimada por empresas, o Twitter tem a facilidade de ser rápida e um engajamento extremamente cru dentro da plataforma.

A rede social funciona com hashtags e recentemente se atualizou para veicular diversos tipos de publicidade, além de criar o Spaces, uma espécie de ClubHouse onde você pode monetizar a sala para um pré-webinar, por exemplo.

Youtube
A maior rede social de vídeos do mundo possui versatilidade nos anúncios do seu webinar. A plataforma disponibiliza sua comunicação de acordo com afinidade do seu público-alvo (o que não é muito diferente das outras) e é importante especificamente para garantir interesse do seu público sem que pulem um vídeo ou fechem um banner, por exemplo.

Você pode criar um canal onde pode soltar vídeos de preparação para seu webinar, trechos importantes, entrevistas, entre outros formatos que abrangem toda a jornada do seu evento online.

Antes que você pense que terá que separar um tempo sagrado do seu dia atarefado para posts orgânicos e acompanhamento de anúncios, saiba que o Buffer, citado ali em cima, permite que você programe os posts ajustando de acordo com seu fuso horário.

Há outras plataformas como o Buzzmonitor, que acompanha investimentos também. Dessa forma, para divulgar seu webinar ou evento online, você pode realizar direto pela plataforma de sua escolha ou pela ferramenta nativa das próprias redes sociais. Você pode fazer uma campanha de divulgação em apenas meia hora.

Vamos para nosso resumo de etapas Pré-Webinar:

  • Crie um evento compartilhável
  • Atente-se ao que seu público diz
  • Mostre a preparação
  • Hora do investimento - as principais redes sociais


DURANTE O WEBINAR

Ter um certo nervosismo ao iniciar um webinar ou evento online é bem comum e não se sinta mal com isso! Há algumas táticas para amenizar esse tipo de sentimento e fará com que você quebre o gelo.


Hora do show!


Importante é ter um roteiro definido para ser seguido, porém, ao iniciar seu webinar, faça perguntas para a audiência, incentive-os a usar a ferramenta de chat, por exemplo. Além disso, é um ótimo momento para divulgar sorteio (se houver), cupons, promoções, repassar o roteiro com sua audiência, citar o tema e afins.

E não esqueça de gerar interação com suas redes sociais! Cite a hashtag que será usada e incentive o compartilhamento do seu webinar durante o evento. Para evitar algo repetitivo, faça durante pausas ou momentos que considere oportuno para que a audiência não entenda isso como um merchan abusivo!

Além disso, cite tweets ou comentários que a audiência faça durante seu webinar, leia perguntas, ofereça benefícios para os participantes - isso gera um feeling de exclusividade e todo mundo gosta de se sentir exclusivo - pode ser um material para quem assistir até o final, pode ser um trial do seu produto… use a criatividade ao seu favor!


PÓS-WEBINAR


O webinar foi finalizado e o evento foi um sucesso. A audiência participou, a conversa rendeu… é hora de considerar o evento finalizado… só que não. O trabalho continua! Através desta etapa, você encaminha seus participantes ou assinantes para o seu funil de vendas.

Para isso, você deve criar um fluxo de nutrição de conteúdo relevante de acordo com o tema do webinar para seu público. Vem entender melhor esse processo que começa em…



Adequar seu conteúdo

Essa etapa é a chave para você aumentar suas visitas às landing pages, conseguir mais leads de forma orgânica, melhorar sua classificação em buscadores e, de quebra, mensurar o ROI da maneira mais efetiva.

Pense que, através do seu webinar, você poderá expandir seu conteúdo criando uma autoridade no que você faz e não há problema algum ser baseado em um evento que já aconteceu.

Adequar a transmissão poupará esforços na criação conteúdo do zero, e ajuda a endossar a credibilidade da sua marca ou empresa.

vários formatos a serem trabalhados: microvídeos para Reels do Instagram, trechos relevantes do webinar para vídeos, e-books, post para blog, artigos, review em newsletter, entre outros.



Oferecer o conteúdo


Como dissemos previamente, é importante que tenha “recompensas” para os inscritos do seu webinar. Compartilhe o vídeo na íntegra, disponibilize os ppt’s utilizados pelo seu convidado para download, por exemplo.

Uma opção para captação de lead pós-webinar é uma landing page oferecendo os mesmos materiais em troca de e-mails.

Lembre-se que essa variedade de materiais permite que você esteja onde seu público está, podendo acessar ao conteúdo mesmo sem ter participado online, por exemplo.

Com uma ferramenta de webinar completa, você pode segmentar o seu público, e através da segmentação, enviar materiais pertinentes de forma separada, para que atraia ambos os públicos. Aqui na PowerWebinar nós trabalhamos com a Eventials, que possibilita personalização da página e transmissão, possui ferramenta de métrica, segmentação de público, e-mails de lembretes, entre outras funções que citamos aqui.



Agradecer a audiência


Como um protocolo de bons modos e de pós-webinar para melhorar seus leads, sempre envie um e-mail de agradecimento aos participantes. Isso passa uma sensação de proximidade e atenção da sua marca, fazendo com que a audiência se sinta especial.

É uma excelente oportunidade para enviar formulários de feedback, assim você saberá o que pode melhorar, onde errou e acertou. Você pode criá-los através do SurveyMonkey ou Google Forms.

Não esqueça de enviar o conteúdo para inscritos que não participaram disponibilizando o conteúdo apresentado e facilitando o acesso aos que não puderam comparecer.

São três etapas a serem seguidas, mas que exigem certa atenção. Através deste processo você formará uma audiência engajada pós-webinar e manterá o interesse da sua audiência.

Recapitulando os passos:

  • Adequar o conteúdo
  • Oferecer o conteúdo
  • Agradecer a audiência

MÉTRICAS, MÉTRICAS EVERYWHERE


Por último mas não menos importante, vamos às métricas e cálculos de investimentos! É aqui que você saberá se seu webinar foi rentável, se cumpriu suas metas e expectativas.



Começando pelos KPI’s


Antes de você pensar no tema do seu webinar, pense no KPI que quer alcançar com essa estratégia em vídeo. Isso é fundamental para avaliação pós-webinar, pois assim você terá um resultado claro do que conseguiu alcançar.

Obviamente seu objetivo é coletar leads, mas qual a melhor forma para isso? Criar um UTM personalizado para seu link do webinar é uma boa forma de mensurar e coletar informações, pois te permitirá usar pixels de rastreamento e entender qual canal funcionou melhor.

O que falaram da sua marca/empresa?
Não dispense avaliar o que foi falado nas redes sociais ou tráfego recebido pós-webinar.

Crie KPI’s que possam ser avaliados concretamente e que possam te apresentar um resultado direto. Sejam eles em redes sociais, mecanismos de busca ou tráfego de site, por exemplo. A seguir, vamos dar dicas do que poderá ser avaliado em cada um deles.



Redes Sociais


Dentro do universo de redes sociais nós temos as métricas necessárias para avaliar o sucesso de webinar. Talvez o principal indicador seja o número de compartilhamentos e impressões das postagens.

Isso aquece o motor das suas publicações para que outras pessoas sejam impactadas e seu conteúdo seja espalhado cada vez mais para outras pessoas. Outro reflexo é o aumento de seguidores de forma orgânica.

Tenha os dados de menções em redes sociais pré e pós-webinar, pois assim você conseguirá mensurar o buzz que seu evento online alcançou e se houveram conversões de leads através dessa movimentação. Mas lembre-se que é importante ter precisão nessa mensuração, e para isso, use hashtags personalizadas!



Mecanismos de busca


Durante o evento, sempre que possível, consulte seu Google Ads, Analytics e ferramentas de SEO para entender quais buscas estão sendo geradas através do seu webinar. Talvez não conheçam seu produto ou marca e queiram entender mais sobre, portanto pode aparecer buscas tipo “o que a empresa x faz?”, assim por diante.

Uma dica é aproveitar essas dúvidas e gerar conteúdos que fortaleçam seu Branding.



Analise os feedback


Sejam menções em redes sociais através das hashtags e marcações ou e-mails de respostas, atente-se ao que o público comentou sobre seu webinar. Anote tudo o que achar relevante e interaja com sua audiência! Veja de que forma você pode criar conteúdos que agregam às dúvidas ou sugestões.

Ufa! Agora sim podemos dizer que o trabalho está finalizado! Mas lembre-se que as análises e interações nunca acabam, ok?

Aproveitando, vamos ao nosso resumo de tópicos dessa etapa de pós-webinar?

  • Começando pelos KPI’s
  • O que falaram da sua marca/empresa?
  • Redes Sociais
  • Mecanismos de busca

Para encerrar o assunto com chave de ouro, trazemos um webinar realizado pela Eventials com um convidado de honra: Marcelo Pimenta, CMO da StartSe sobre como ele conseguiu mais de 180.000 leads para seu evento online. Confira:

Como geramos mais de 120.000 leads sem investir um centavo em anúncios
Marcelo Pimenta é sócio e CMO da StartSe. Um empreendedor com experiência em crescimento de negócios, seja lá qual for a categoria. Vidrado em construir coisas do zero para se tornarem empresas multimilionárias. S&a...

Esperamos que este post te ajude da melhor forma possível realizar todo o processo de divulgação do seu webinar ou evento online! Você pode conferir também nosso outro post épico - Guia Descomplicado para Webinar -, onde trazemos um overview bem detalhado sobre os processos de criação para um webinar.

Guia descomplicado para webinar - sem enrolação!
Está começando a colocar webinars em sua estratégia online e precisa de algumas dicas diretas que vão facilitar sua vida? Então este post é para você.

Se inscreva em nossa plataforma e tenha acesso a este e outros materiais épicos, além de receber notícias da Bhtaking no seu e-mail três vezes na semana sobre tecnologia, startups, redes sociais, marketing e claro, webinars e eventos online!

E se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

Esse post é realizado através do apoio da Eventials, a maior plataforma de webinar do Brasil.