Como ser mais produtivo ao trabalhar em casa?

Empreende ou trabalha em home office e precisa encontrar o foco para ter melhor produtividade? Vem conferir o post!

Como ser mais produtivo ao trabalhar em casa?

Quarta-feira.

Você pede as contas e decide empreender. Que maravilha!

Agradece aos chefes, termina o que precisa, pega a caneca, as agendas, retira os post-its do monitor, recebe os cumprimentos dos colegas.

Na semana seguinte, no primeiro dia em que está trabalhando em casa, acorda atrasado. Tudo bem, você é o seu chefe. Só que esses atrasos ficam cada vez mais constantes e os clientes começam a reclamar.

De pijamas, você senta em frente ao computador, abre a caixa de e-mails – que está lotada – mas não consegue se concentrar. O cachorro está latindo, com fome, e você precisa comprar ração. Você também deve ir ao mercado comprar produtos para a casa, tem que cozinhar, ir à academia, organizar os cômodos…

E você realmente achou que seria fácil, não é mesmo?

Mas calma, nada está perdido! Selecionamos algumas dicas para aumentar sua produtividade ao trabalhar em casa. Confira:

Escolha um ambiente:

Para sua começar sua rotina é importante que você escolha um cômodo que seja silencioso, inspirador e que você se sinta bem nele. Ele pode ser o seu quarto ou a sua sala, por exemplo. Se você mora sozinho, será mais fácil se concentrar nas tarefas, mas, divide a casa com mais pessoas, é importante que elas saibam que devem evitar lhe distrair. Por isso um cômodo silencioso é importante.

Prazos e horários:

Você trabalha melhor durante a madrugada? Tudo bem, não tem problema nenhum desde que isso vire uma rotina e você estabeleça um horário. Não pense que só porque está trabalhando em casa você não deve se preocupar. Se escolheu realizar suas tarefas à noite, lembre-se de que em alguma sexta-feira você vai querer sair com os amigos e que é preciso se organizar para isso.

Também não se esqueça de colocar prazos em suas tarefas. Tendo seu horário de trabalho ficará mais fácil entregar o trabalho na data correta e o seu cliente ficará satisfeito com sua pontualidade. Não deixe para a última hora!

Evite distrações:

Decidiu que vai trabalhar neste momento? Avise quem mora com você e peça para que não lhe atrapalhe. Deixe o celular no silencioso, desligue o Wi-Fi dele, concentre-se em sua tarefa e evite as redes sociais. Se você é social media, por exemplo, e precisa usar o Facebook para seu trabalho, deixe o chat desativado, isso ajudará a manter o foco na postagem.

Faça pausas:

Precisa terminar uma tarefa muito importante e não está conseguindo se concentrar ou ter uma boa ideia? Isso pode acontecer porque está há muito tempo em cima da mesma função. Quando isso acontecer, faça uma pausa. Tome um café, dê uma caminhadinha na rua, alongue-se e respire! Alguns minutos serão o suficiente para que você volte ao trabalho. E, se mesmo assim não funcionar, pegue o notebook e trabalhe em outro lugar. Pode ser em uma cafeteria, em uma biblioteca ou em um coworking.

Trabalho e lazer são bem diferentes…

Tenha consciência de que almoçar, jantar ou fazer qualquer outra coisa durante o seu trabalho pode prejudicar a sua produtividade e o seu desempenho. Deixe a televisão desligada. Não assista àquela série que você gosta durante o seu horário de trabalho, também evite de limpar a casa ou qualquer outra tarefa naquele momento.

Desligue-se!

Terminou as tarefas do dia mais cedo? Aproveite para descansar! Agora é a hora de conferir as novidades nas redes sociais, de conversar com os amigos, de assistir aos episódios de sua série favorita e de se dar o merecido descanso, afinal, você também merece!