Como treinar sua equipe remotamente para a Black Friday

Prepare sua equipe para a Black das Black’s com treinamentos online. Descubra por que isso é importante, como os webinars podem ajudar, como potencializar e colocar em prática o conteúdo que foi repassado, além de engajar com seus colaboradores.

Como treinar sua equipe remotamente para a Black Friday

Em nosso segundo post falando sobre Black Friday, viemos trazer os webinars como forma de treinamento de equipe, seja vendas, marketing ou logística, por exemplo.

Se você ainda não realizou treinamentos periódicos com sua equipe ou precisa de treinamentos pontuais, esse post tem a intenção de ser um norte e de fácil entendimento para você começar o quanto antes a ter esse hábito extremamente benéfico em seu time.

Para começar, vamos abordar como os webinars podem te ajudar.

Como os webinars ajudam no treinamento da sua equipe?

Quando falamos de webinar na estratégia de treinamento interno, a principal razão que nos vem é a economia com deslocamento, hospedagem e alimentação, material de ensino, espaço físico… mas talvez, o que mais seja vantajoso no modelo além do que foi citado, é a economia de tempo para o colaborador.

Uma plataforma de webinar como a Eventials possibilita que seu colaborador possa assistir o treinamento no ritmo que quiser, adequando aos horários que conseguir, além de poder assistir de qualquer lugar. Isso ajuda colaboradores PCD’s ou gestantes a absorver o conteúdo através de legendas ou libras, por exemplo.

Claro que com essa facilidade, você também vai querer se certificar da participação dos seus colaboradores. Para isso, você vai precisar de relatórios detalhados para garantir mais segurança do aproveitamento do conteúdo, não é mesmo?

A Eventials conta com mais de três tipos de relatórios, onde você pode acompanhar detalhadamente a trajetória de cada colaborador para assistir ao treinamento.

Agora, com a Black Friday chegando, treinamentos podem impactar diretamente nas vendas e processos mais complexos que a data exige, seja em logística, jurídico, marketing ou financeiro. Todas as áreas podem ser beneficiadas com a prática e aconselhamos que seja sempre recorrente. O motivo? Vamos ao próximo tópico!


Por que é importante investir em treinamento?

Treinar colaboradores impacta diretamente na autoestima do time, pois eles tendem a se sentir mais valorizados, comprometidos e motivados. É uma cadeia de reação que resulta em maiores rendimentos e quanto mais rendimento, melhor produtividade, que aumenta resultados e assim por diante.

A modalidade pode ser ministrada em grupo ou individualmente e os temas podem ser diversos. Agora na Black Friday, por exemplo, sua equipe de vendas pode encarar reclamações das mais variadas, queda de sistema, lançamento de produtos, entre outros assuntos pertinentes.

Fora Black Friday, treinamentos podem auxiliar em atualizações de produtos, segurança do trabalho (afinal, ainda estamos em pandemia), gerenciamento de processos, gestão de crise… temas é que não faltam!

E quando olhamos dessa forma para um treinamento interno, vemos que o online tem um custo mais baixo do que presencial pelas características aqui já mencionadas.

A facilidade de um treinamento online é outro benefício latente. Você pode treinar sua equipe de onde estiver, online ou com aulas gravadas e até mesmo disponibilizar materiais de apoio para leitura.

A principal diferença entre o gravado e o ao vivo são as interações que o formato ao vivo proporciona. Já a gravação, permite que o time veja quantas vezes quiser e no próprio ritmo.

Após todos esses argumentos, esperamos que você comece o quanto antes a investir em treinamentos online, especialmente para a Black Friday. Lembre-se que nunca é tarde e vídeos têm sido o formato mais consumido na internet. Aproveite essa tendência de forma assertiva.

Caso você precise entender como gravar um treinamento, vamos ao próximo tópico!


Como posso gravar treinamentos de qualidade para minha equipe de vendas?

Pode parecer trabalhoso realizar um webinar, mas asseguramos que não é.

Nossa primeira dica é: monte o conteúdo do seu treinamento com as dores que suas equipes já relatam. A principal intenção do formato é solucionar problemas, portanto, certifique que o que será passado atenderá a expectativa dos colaboradores.

Isso deve ser feito com um levantamento de setores que vão passar pelo treinamento, para só então estabelecer os objetivos. Não esqueça de levar em conta as necessidades e falhas do time, pois isso facilitará a análise de resultados.

Outro ponto é buscar revisar esses vídeos periodicamente (caso seja um webinar gravado, por exemplo) e manter a atualização constante, mantendo o foco de resolver problemas da sua equipe.

Outra forma de ter conteúdo de qualidade em seus treinamentos é buscar feedback dos colaboradores! Sempre ouça o que eles têm a dizer, quais pontos necessitam de melhora, se ficou alguma dúvida, o que ficou bom, e assim por diante.

Um bom conteúdo favorece (e muito!) para o crescimento do time, fazendo com que o interesse pelo crescimento seja despertado! O feedback pode ser realizado individualmente ou em equipes, escolha o formato que melhor se adequar àquilo que se busca.

“Mas, para realizar essa gravação, eu preciso de câmeras profissionais? Microfones profissionais? Devo alugar um estúdio? Preciso editar?”

Normalmente, quando se inicia no mundo dos vídeos, isso é uma preocupação latente! Mas não se desespere, pois isso é mais fácil do que imagina.

Aqui na Eventials você conta com nossa plataforma 360° para realizar a transmissão online ou gravação de seus treinamentos. Além de ferramentas de interatividade, você verá que o processo é extremamente intuitivo.

Caso você sinta que há a necessidade de alugar um espaço, nós contamos com um estúdio totalmente equipado e profissionais que irão oferecer suporte no que você precisar.

Ou seja, para rodar seu webinar de treinamento, ainda mais para a Black Friday, basta ligar o computador, ter um fone de ouvido com microfone e gravar!


Como engajar com colaboradores em treinamento corporativo?

Após a etapa de identificar os setores e colaboradores que necessitam do treinamento, vamos aos outros:

Defina uma Temática

A escolha do tema é fundamental para engajar os participantes do treinamento. Alguns assuntos podem ser trabalhados de forma criativa e informativa, como autoconhecimento e administração do tempo. Mas antes de definir a temática, lembre-se sempre de identificar as reais necessidades de sua empresa no momento.

Defina a tempo de treinamento

Com as necessidades levantadas e o tema definido, você deve começar a pensar em como será realizado o treinamento. É melhor criar um webinar com mais horas de duração ou dividir o conteúdo em vídeos mais curtos? O ambiente online é diferente do ambiente físico, leve isso em consideração e não prolongue muito as palestras.

Divulgação

É importante também que todos os colaboradores saibam, com certa antecedência, sobre a realização dos treinamentos. Portanto, capriche da divulgação das datas, formas de inscrição, cronograma e atividades prévias. Isso ajudará a despertar o interesse da sua equipe e evitará ausências por falta de planejamento.

Dinâmica

Durante programas de treinamentos, é comum que o público perca, pouco a pouco, o entusiasmo. Isso acontece porque, muitas vezes, os cursos se concentram em aspectos teóricos, que pouca aplicabilidade têm no dia a dia da empresa. Uma estratégia eficaz para evitar o cansaço da audiência é equilibrar teoria com atividades práticas, mostrando de que forma aquele conteúdo ajudará na solução dos problemas.

Além disso, ofereça experiências diferenciadas aos espectadores. Dados curiosos que gerem insights e estimulem a curiosidade; utilize dinâmicas para interagir com os participantes – chats são boas opções para garantir a comunicação de todos.

Prepare-se

Por fim, não se esqueça de fazer testes antes de colocar o treinamento no ar.

Confira se a conexão com a internet está adequada, se os equipamentos de áudio e vídeo funcionam corretamente e, claro, se a dinâmica do conteúdo apresentado não precisa ser alterada.

Feedback

Ao término do treinamento, envie aos colaboradores materiais extras, que tenham a ver com a temática apresentada e aplique uma pesquisa de opinião. Peça sugestões de melhorias e pergunte o que eles mais gostaram nas palestras. Isso lhe ajudará a aplicar capacitações cada vez mais assertivas e criativas.


Colocando em prática o conteúdo passado no treinamento

Agora é a hora da verdade! Confira as dicas que trouxemos para certificar que o conteúdo do treinamento será aproveitado!

Conheça as Necessidades da Sua Equipe

Muitas vezes, os colaboradores não aplicam o conteúdo apresentado em um treinamento corporativo, simplesmente pela falta de relação com suas necessidades profissionais no momento.

Por exemplo, um colaborador que não consegue alcançar a alta performance pode ter mais problemas com a gestão do tempo no trabalho do que com o uso de um software essencial para sua função.

Então, nesse caso, o treinamento precisaria ser focado mais em como administrar o tempo no trabalho – e não na melhoria das habilidades técnicas do funcionário.

Existem muitas formas de conhecer as necessidades da sua equipe, desde uma rápida conversa na hora do almoço ou até com pesquisas mais detalhadas. O importante é focar em dados concretos e reais.

No entanto, a melhor forma de obter esses dados concretos e reais continua sendo com os KPIs, conhecidos como Indicadores de Performance.

Por meio deles é possível analisar quais fatores precisam ser aperfeiçoados ou mudados na sua empresa, permitindo assim o direcionamento de seus treinamentos para solucionar tais questões.

Você também pode complementar os dados com pesquisas enviadas por e-mail ou durante avaliações de desempenho, por exemplo.

Use a Gamificação no Trabalho

Gamificar os processos de trabalho é outra forma de garantir que os participantes de um treinamento coloquem em prática o que aprenderam. Essa técnica consiste na utilização das dinâmicas dos jogos como instrumentos motivacionais.

Por exemplo, a gamificação para manter a equipe focada na melhoria constante de seus processos de trabalho. Eles acumulam pontos e recebem medalhas e prêmios sempre que alcançam resultados positivos no mês.

Você pode adotar o método na sua empresa de forma prática. Ofereça brindes para quem comparecer aos treinamentos e recompense todos aqueles que aumentarem a performance com a utilização das técnicas ensinadas, por exemplo.

Incentive a Autogestão de Tarefas e Processos

Em um artigo publicado no The New York Times, o psicólogo Daniel Goleman enfatiza que a autogestão no trabalho é uma aliada fundamental no desenvolvimento da empatia e autoconsciência nas empresas.

Com a autogestão sua equipe se sente mais preparada para conhecer as próprias fraquezas, forças, emoções e impulsos. Dessa forma, podem indicar para o gestor qual caminho ele deve tomar no momento de construir um treinamento corporativo.

Mas, o que significa autogestão? Trata-se de uma técnica que coloca o colaborador no controle de suas responsabilidades, sem a necessidade de intervenções constantes por parte dos gestores.

Ou seja, sua equipe terá autonomia para desenvolver as próprias habilidades e até ajudar a empresa na identificação de suas necessidades como profissionais.

Foque em Conteúdos Dinâmicos, Interativos e Acessíveis

Conteúdos interativos e dinâmicos ajudam na retenção de informações, participação e até na atração da atenção dos participantes. Eles se sentem mais motivados e engajados com as informações passadas e têm mais chances de aplicar aquilo que aprenderem.

Técnicas como gamificação e o storytelling podem ajudar no processo, mas sempre foque naquilo que for mais interessante para seu público.

Tornar o treinamento acessível também é indispensável – por exemplo, disponibilizando os slides e o conteúdo gravado aos participantes para que eles possam acessar em qualquer lugar que desejarem.

Os treinamentos online também são ótimas alternativas, já que eliminam muitos aspectos que podem prejudicar o aprendizado: distância, preço ou horário, por exemplo.

Permita experiências imersivas

Experiências imersivas são aquelas em que os colaboradores participam ativamente na construção do treinamento. Eles podem ajudar na organização da palestra, no desenvolvimento dos tópicos que serão abordados e até na seleção de convidados para palestrar.

Para isso, se torna essencial que os gestores coloquem o diálogo como um pilar dentro da empresa.

As pessoas precisam se sentir confortáveis e seguras para sugerir e opinar sobre os processos de treinamento da organização.

Sua equipe se sentirá parte disso, ficando mais motivada para aplicar tudo o que aprendeu e contribuiu para ser construído. Além disso, aumentará significativamente a proximidade entre gestor e colaborador.

Implementar programas de treinamento na sua empresa exige o conhecimento de diversas boas práticas, muitas vezes ignoradas por muitos gestores. Elas tornam o processo de aprendizagem mais natural e auxilia os funcionários no momento de aplicar tudo o que aprenderam.

Se isso for ignorado, você corre o risco de “jogar para o alto” todo o esforço aplicado desde o momento de planejamento até a execução do treinamento.

Para fazer seus treinamentos, conte com a gente! Clique aqui e faça seu teste grátis!