Como usar webinar na área de saúde

Os webinars vieram para ficar e a prova disso, é a versatilidade quando falamos da área de saúde. Confira nosso artigo e saiba mais!

Como usar webinar na área de saúde

Estamos em 2021 e com os avanços tecnológicos que ganharam um impulso durante a pandemia da Covid-19, a área de saúde se depara com desafios para manter atendimentos, eventos e cursos remotamente, tentando se adaptar ao máximo à nova rotina de profissionais da área ou pacientes.

Hoje, com a possibilidade de transmissões de eventos, como os webinars, a medicina consegue atender boa parte desta demanda.

Rompendo barreiras

No início da pandemia da Covid-19, os congressos anuais ou eventos mais direcionados à área ficaram completamente parados. Veio a primeira transformação para a área.

Os webinars foram ganhando destaque justamente por essa facilidade e por não ter barreiras sanitárias e físicas, facilitando o acesso a treinamentos e congressos. Ultimamente, estes eventos têm sido realizados de forma híbrida, mantendo boa parte em um universo online.

Confira nosso post sobre eventos híbridos

Por outro lado, as consultas online aumentaram significativamente. E foi esbarrado em um problema: a falta de plataformas que atendessem à essa demanda.

A solução encontrada foi o atendimento online, através de plataformas que tem como foco tornar as consultas mais acessíveis. Veio então o nome: telemedicina.

Para se ter ideia, em uma matéria da Exame realizada em 2020, o número de consultas online através da plataforma Conexa, subiu para 3,5 milhões no país. Abaixo você lê a reportagem na íntegra:

A hora da telemedicina -- País já fez 1,7 milhão de consultas à distância
A tragédia causada pela covid-19 traz, para o sistema de saúde brasileiro, uma oportunidade única de se modernizar — e já há empresas liderando essa corrida


Além disso, mobilizar uma clínica ou um hospital para o mundo digital é atender à nova rotina de pacientes, que hoje pensam duas vezes antes de ir ao hospital, por exemplo. Com o universo em aplicativos que nos facilitam o dia-a-dia, surgem tecnologias que facilitam a nossa vida. Exemplo disso, a V-Lab.

A V-Lab por exemplo, possui uma tecnologia integrada com clínicas onde é salvo o histórico do paciente de forma integrada. Sua outra vertente, a V-baby, com foco em ultrassonografia, salva o arquivo em nuvem, além de gerar link compartilhável com a família, por exemplo.

“Mas, como o webinar pode me ajudar?”

Como um serviço de saúde, por exemplo, você pode dar palestras online sobre sintomas de doenças, prevenção, e outros temas, com foco em pacientes da sua clínica, ou até para um público ainda maior, podendo alcançar pessoas no mundo inteiro.

Realizar transmissões destinadas a pacientes ajuda a estreitar seus laços, criar autoridade no assunto e claro, visibilidade. O formato webinar permite tirar as diversas dúvidas em tempo real, testar o conhecimento dos participantes, entre outras vantagens.

Além disso, os eventos que antes eram só presenciais, passaram a ser híbridos.

E daremos mais um motivo: agora com a crescente na área, o marketing se tornou extremamente necessário para se destacar da concorrência e você precisa conhecer e entender o máximo dessa área para que possa montar estratégias com foco em mais pacientes.

Confira nosso Guia Descomplicado de Webinar para montar o seu do zero.

Tipos de inovações

Hoje, há uma polêmica que ronda considerar o serviço de saúde como “varejo”. É necessário o debate, pois clínicas de oftalmologia, profissionais autônomos e clínicas de odontologia, se enquadram facilmente nessa categoria, seguindo uma tendência mundial.

Como previamente citado, o Brasil é um dos países mais atrasados em teleconsulta, mas vimos a crescente demanda aumentando a cada dia.

Para inovar nesta área, consideramos dois itens: consumidores e tecnologia.

Os consumidores buscam um atendimento personalizado, de qualidade e claro, que seja hábil. Quando olhamos para os números de teleconsulta, talvez esse seja o principal insight que podemos tirar.

Quando citamos tecnologia, queremos dizer que é uma área que necessita de investimento em infraestrutura para desburocratização de atendimentos, de diagnósticos e a facilidade de acesso à saúde e informação.

Como podemos observar, não é algo impossível transformar o futuro da área da saúde. Nós, da Eventials, estamos aqui para ajudar! Se tiver mais dúvidas sobre webinars, eventos online ou híbridos e quiser saber mais, comenta aí embaixo!