Dicas de exercícios vocais para quem faz vídeo

Buscando exercícios vocais? Aprenda alguns aqui!

Dicas de exercícios vocais para quem faz vídeo

Antes de criar um vídeo é necessário estar atento a várias situações. O cenário precisa ser limpo e as roupas não podem chamar a atenção de quem está assistindo. Além disso, o equipamento deve estar funcionando perfeitamente e o assunto na ponta da língua.

Agora, de que adianta você ter testado e organizado tudo para o webinar se a sua voz não está nada bem e os participantes não conseguem entender o que você fala?

É importante exercitar as cordas vocais antes de participar de um vídeo, principalmente se a palestra será extensa. Em entrevista para o site Fox Play Brasil, Henrique Benvenutti, professor de voz e técnica vocal dá três dicas:

Para relaxar:

Gire a cabeça para a direita e para a esquerda vagarosamente. Faça movimentos circulares e lentos com os ombros para frente e para trás. Depois, se espreguice e levante os braços para o alto.

Para aquecer:

Abra a boca internamente, como se estivesse com a sensação de que fosse bocejar. Deixe o céu da boca alto e a língua bem embaixo enquanto os lábios permanecem fechados. Dessa forma, murmure músicas que você conheça e não force sua voz. Para finalizar, tente vibrar a língua imitando o som de um telefone: “trrrrrrr”.

Para descansar a voz:

Movimente a cabeça em círculos – primeiramente para a direta, depois para a esquerda – enquanto faz vibrações com os lábios: “brrrrrrr”.

– É importante também treinar. Em frente ao espelho você pode ler notícias como se fosse um locutor de rádio ou apresentador de televisão. Isso ajuda na dicção e também lhe deixará mais seguro.

– Outra forma de se preparar é passar a língua entre os dentes e o lábio, fazendo um movimento circular. Segundo a professora de canto Fernanda Gianesella, isso relaxa a língua e fluidifica a saliva, o que proporciona um bem-estar vocal.

Outras dicas importantes:

– Beba muita água;

– Não fume;

– Evite bebidas alcoólicas;

– Não grite sem ter necessidade;

– Fale pausadamente, com a ajuda da respiração;

– Evite pigarrear – isso irrita as pregas vocais;

– Faça atividades físicas. Isso ajuda a ter mais fôlego!

Agora que você já conferiu as dicas, acesse nosso site e crie seu webinar! Compartilhe seu conhecimento com mais pessoas!