Dicas matadoras para monetizar seu webinar ou evento online

Entenda como ganhar dinheiro com webinar ou evento online de maneira fácil, rápida e objetiva!

Dicas matadoras para monetizar seu webinar ou evento online

Entenda como ganhar dinheiro com webinar ou evento online de maneira fácil, rápida e objetiva!

Vamos começar esse post com uma curiosidade: você sabia que anualmente o consumo de vídeo via mobile cresce 100% na internet? E você sabia que pelo menos 80% das empresas tem usado a estratégia de vídeo para seus negócios?

Se você ainda não trabalha com o formato de webinar, evento online ou transmissão, você precisa se atualizar.

É bem comum que estes exemplos sejam transmitidos ao vivo de maneira gratuita pela internet (especialmente em redes sociais), mas você sabia que há a possibilidade de ganhar dinheiro com seu webinar?

Para que você entenda como funciona toda a monetização de um webinar, evento online ou até mesmo cursos EAD, este post será seu guia.

Nós listamos algumas dicas matadoras para te ajudar a entender e começar a montar seu planejamento com todos os passos que você tem que realizar no pré, durante e pós-webinar ou evento online.

Vamos começar?

mão encaixando uma peça no quebra-cabeça

Webinar ou Evento Online?

O webinar tem algumas características que diferem de um evento online, mas, quando falamos da monetização de ambos, poucas coisas os diferem.

Daqui para frente, vamos falar sobre o que pode ser feito para monetizar antes, durante e depois da transmissão, independente do formato que você escolher.


Pré-Transmissão

alvo

Crie o objetivo principal do seu webinar ou evento


Webinar não é um formato quadrado como muita gente acha. Ele pode entrar em sua estratégia para demonstração de um produto, aprofundamento de um tema, pode ser no formato mesa-redonda, além do mais, você pode compartilhar arquivos para que sua audiência faça o download e colete leads.

Já o evento online pode te dar mais flexibilidade: lotes de vendas, cotas de patrocínio, diversas salas, entre outros.

Para a monetização, decida qual será o tipo do evento e o tempo de transmissão, seus convidados, o tema e quanto você precisará investir. Assim que concluir a pesquisa, cobre uma taxa de inscrição.

Algumas empresas ou escolas podem fornecer o evento gratuitamente, mas cobrar taxa por emissão do certificado ou para compartilhar um material rico, por exemplo.  

Lembre-se que a prioridade aqui deve ser o conteúdo. As pessoas serão atraídas pelo o que você tem a dizer, então capriche!

conteúdo

Defina os convidados

convidados

Digamos que boa parte do seu ROI virá de quem você levará ao seu webinar ou evento online. As pessoas querem ouvir pessoas que são referência, ou, que possuem uma experiência realmente relevante.


O convidado deve estar alinhado com o tema e falar a língua do seu público. Isso evita que sua audiência saia da transmissão e fiquem até o final.

convidados

Você pode cobrar a taxa de inscrição e, além disso, cobrar uma taxa para disponibilizar um conteúdo exclusivo feito 100% ao seu webinar ou evento e pode ser realizado em parceria com seu convidado, por exemplo.

Monte seu planejamento de divulgação

A gente sempre bate nessa tecla, mas é porque sabemos da sua efetividade. Divulgar seu evento ou webinar é o que fará com que as pessoas sejam atraídas e ouçam o que você tem a dizer.

Social media

Você já tem o tema, convidado e o mais importante: o conteúdo. Agora é a hora da ação!

Onde você pode divulgar: redes sociais, Google, e-mail marketing, são alguns exemplos de canais para trabalhar a divulgação do seu webinar ou evento online.

Você tem duas opções para divulgar: gratuitamente ou através de anúncios nas plataformas. Se você não tem muita verba, aposte em disponibilizar conteúdos ricos como isca para sua audiência, mas, se caso estiver disposto a desembolsar uma verba, use anúncios em redes sociais e Google, por exemplo.


Escolha a plataforma para webinar

A cada dia que passa, surgem mais recursos tecnológicos para fazer um webinar ou evento.

No post passado falamos do uso do OBS Ninja como um plug-in incrível, por exemplo.

Esse momento é importante para que você saiba as ferramentas disponíveis durante todo o processo do webinar ou evento, desde sua divulgação até os relatórios pós-evento.

Nós da Power Webinar recomendamos a Eventials, que possui uma versão trial e ferramentas ótimas, como por exemplo, disparar e-mails de lembretes, relatórios pós-evento, acompanhamento em tempo real, e o principal: uma plataforma segura para receber a taxa de inscrição.


Defina o formato

Um webinar de sucesso não precisa ser realizado ao vivo. Sua maior vantagem é que daqui podem surgir vídeos e outros formatos de conteúdos que podem ser distribuídos e você pode monetizar o acesso a eles, tanto ao vivo quanto posterior, por exemplo.

Quanto ao evento online, você poderá criar conteúdos extras e vídeos com acessos pagos, fornecer todos os vídeos gravados para quem adquirir o plano, entre outras soluções.

Tudo vai depender da sua estratégia para monetização pós-evento. Nós vamos falar disso mais pra frente! ;)

Depois dessa pincelada mais abrangente sobre como pensar na monetização do seu webinar ou evento online antes da sua realização, vamos falar sobre como pensar na estratégia durante a transmissão online.

Durante a Transmissão

Cota para sorteio

Normalmente não é uma tática muito comum, mas é uma ideia. Venda cotas para participar de sorteio durante o webinar ou evento online. Isso ajudará a manter a audiência constante do seu público.

loteria

Surpreenda os que não compraram a cota para que possam ser motivados a investir mais em um próximo evento, por exemplo, sorteando um kit, um livro, uma aula, um material rico, entre outros.

Pense que surpreender seu público-alvo pode ser uma boa moeda de troca em fidelização.

materiais ricos

Monetize materiais ricos

Se você tem um material rico e exclusivo, você pode cobrar para fornecê-los, assim como cotas de sorteio, por exemplo. Aqui entra a parte de estruturar e separar o conteúdo que você acha interessante monetizar pós-transmissão.

Lembre-se que com isso você tem sua geração de leads!


Pós-Transmissão

relatórios

Gere os relatórios do seu webinar ou evento online

Não vamos falar de monetização nessa parte, mas vamos levar você a pensar um pouco na sua estratégia.

Você pode não ter investido um centavo para a realização do seu webinar, mas investiu seu tempo e seus esforços. É como diz aquele ditado “tempo é dinheiro” e realmente é.

Após o seu evento, gere os relatórios, faça suas análises, confira seus KPI’s e entenda se o ROI foi positivo ou negativo.

participantes

Gere certificados para participantes

É importante gerar os certificados para os participantes do seu webinar e você pode monetizar esse processo, por exemplo.

Fornecer o curso ou evento gratuitamente e cobrar pela emissão do documento é algo que muitas empresas costumam fazer.


rentabilize

Rentabilize seu conteúdo

Existem plataformas onde é possível deixar o vídeo como restrito e exigir uma taxa de matrícula para acessar. Quando falamos da monetização de um webinar ou evento online, esse costuma ser o mais comum.

Você ganha a possibilidade de trabalhar sua transmissão em outros formatos e montar um curso, por exemplo.


Para encerrar o post sintetizando este post de maneira prática, vamos deixar disponível neste link o nosso checklist de etapas para organização e monetização de um webinar ou evento online!

O material ajudará muito a entender como funcionam as etapas de construção da transmissão, além de ser interativo.

Além disso, você poderá acessar dois conteúdos que vão te ajudar: o Guia Descomplicado do Webinar e o Como Divulgar e Engajar seu Webinar.

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