Webinar e Hangouts: descubra a diferença entre os dois formatos

O conteúdo audiovisual é favorito da audiência e é hoje, a terceira tática mais eficaz em estratégias de conteúdo. Quer saber mais? Vem ler nosso post!

Webinar e Hangouts: descubra a diferença entre os dois formatos

Se você ainda não investe em vídeos para conversar com seu público, saiba que está perdendo tempo – e dinheiro. Isso porque o conteúdo audiovisual ganhou a preferência da maioria dos internautas e, segundo uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, eles são a terceira tática mais eficaz em estratégias de marketing de conteúdo.

Dentro desse formato existem várias possibilidades para que você possa compartilhar conhecimento e alcançar sua audiência. Webinars e Hangouts são os mais conhecidos e, apesar de muitos confundirem suas funcionalidades, os dois têm propósitos diferentes.

Webinars:

Qualidade, eficiência e recursos exclusivos. Webinars proporcionam uma experiência diferenciada aos participantes, já que por ele é possível interagir com o palestrante via chat, tirar dúvidas, responder pesquisas e fazer o download do conteúdo apresentado.


A qualidade do vídeo como um todo é melhor do que a do Hangouts. No caso da Eventials, por exemplo, o streaming se adapta à velocidade da conexão de quem está assistindo, diminuindo as chances de problemas na transmissão.


A plataforma para transmissão de webinars permite, através do formulário de inscrição customizado, a captação e qualificação de leads. Por meio deste recurso os interessados em seu conteúdo podem disponibilizar dados como nome, telefone, e-mail ou criar perguntas personalizadas. Com essas informações fica muito mais fácil conquistar clientes e estabelecer uma comunicação mais eficiente.


Outra vantagem dos webinars, é que com eles você consegue realizar transmissões privadas, controladas por acesso – com login e senha. É possível ainda monetizar um webinar com muita facilidade utilizando uma plataforma que já possua este recurso disponível, como a nossa.


Ao transmitir sua apresentação online pela Eventials, você consegue ter acesso a um relatório com o tempo de permanência do público, número de visualizações, origem do tráfego e engajamento, fora a integração com softwares como RD Station, Google Remarketing e Analytics. Esses e outros recursos tornam os webinars numa ferramenta completa para quem deseja compartilhar conhecimento via web e ter sucesso com os clientes.

Hangouts:

A plataforma é gratuita, usuário autônomos que não possuem uma verba disponível para contratar uma plataforma mais completa. O Hangouts também é uma alternativa para quem está começando e deseja fazer um teste antes de investir em uma plataforma paga.


O layout é conhecido, por ser um serviço da Google; ele permite que até 10 palestrantes interajam simultaneamente, mas não é privado. Com esse formato não é possível criar um formulário de inscrição para os participantes preencherem, nem colocar uma apresentação ao lado do vídeo, somente compartilhar a tela. O hangouts também não possui suporte, controle de acesso e não oferece nenhum tipo de relatório.

Todo o conteúdo criado por lá é gravado e disponibilizado no Youtube. Um dos pontos negativos é o delay que pode chegar a até 1 minuto entre a fala do palestrante e a compreensão do usuário.


Assim como na Eventials, o vídeo consegue ser visto em plataformas diversas: de smartphones a computadores, no sistema operacional Android e iOS, sem que os participantes precisem fazer o download de algum plugin para assistir.

Conclusão:

Não há como negar que as duas opções são boas e indicadas para quem deseja investir nos vídeos para compartilhar conteúdo e se destacar na web, não é mesmo? Em cima das informações apresentadas, escolha a melhor opção para seu tipo de negócio.


Se você deseja ter mais privacidade, planejar melhor as palestras, oferecer para seu público uma experiência mais rica, utilizar vídeos para captar leads qualificados, é melhor escolher os webinars. Já, se você não possui muito tempo, se está querendo descobrir como funciona esse formato de conteúdo e tem um budget mais limitado, os Hangouts são uma boa opção.


O que não pode é você continuar perdendo tempo e não investir vídeos online para captar a atenção de seu público.