Glossário do Marketing

Está começando no marketing ou já ingressou na área e quer descobrir termos dos quais surgem com frequência? Apresentamos para você o Glossário do Marketing, onde você terá a explicação de termos usados diariamente por profissionais.

Glossário do Marketing

Está começando no marketing ou já ingressou na área e quer descobrir termos dos quais surgem com frequência? Apresentamos para você o Glossário do Marketing, onde você terá a explicação de termos usados diariamente por profissionais.

Quando a gente fala da área de marketing, normalmente ouvimos vários termos que são usados diariamente como “briefing”, “brainstorming”, “ads”, “leads” e assim por diante.

A maioria das palavras tem origem em inglês, o que às vezes, rende um meme aqui, outro ali…


Muita gente ainda não está acostumada com o dialeto do mercado publicitário, portanto, viemos facilitar seu entendimento de alguns jargões técnicos usados diariamente.

Vamos começar?

A

Automação de marketing - É uma forma de deixar o seu marketing no modo automático através de plataformas específicas, como o MailChimp por exemplo. É normalmente usada para e-mails marketing.

Alt Text - É o texto que substitui a imagem quando a mesma não carrega. É comum a aplicação do alt text para recursos de inclusão de pessoas cegas, onde um software lê a imagem.

API - É um conjunto de normas de um software que permite integração com outras plataformas, de acordo com especificações. Se quiser saber mais, confira este post onde nós explicamos mais.

Algoritmo - É a matemática por trás das redes sociais e mecanismos de buscas, por exemplo. Ele é que analisa como o seu conteúdo se enquadra e o categoriza como mais ou menos importante.

B

Bounce Rate - É a taxa de rejeição dos visitantes do seu site ou de e-mails. Esse indicador mostra quanto tempo a pessoa passou dentro do seu blog ou se recebeu seu e-mail. Uma taxa de bounce que esteja alta mostra que algo está errado e vocÊ precisará investigar.

Black Hat - É uma estratégia de SEO que não é muito bem vista. Funciona como uma “trapaça” aos algoritmos, redirecionando outros domínios para um central. Como medida, ao ser identificada a prática, o Google penaliza seu site ou até mesmo, bane da exibição de pesquisa.

Backlink - Ao contrário do Black Hat, esta prática é direcionar visitantes para outro conteúdo. O Google entende que o conteúdo é relevante e ajuda no ranqueamento da sua página.


C

Chatbots - É a interação via chat que simula uma conversa entre humanos e robôs programados. Normalmente muito usada em atendimento ao consumidor.

CRM - Trata-se de softwares ou a gestão de relacionamento com o cliente. Normalmente, acompanha todo o cadastro de uma pessoa a partir do momento que realiza um cadastro.

CAC - É a abreviação para Custo de Aquisição de Cliente. Ele representa o custo do marketing e de vendas para atração e conversão. A sua fórmula de cálculo é basicamente: soma de investimentos / Números de clientes adquiridos.

CTA - É a abreviação de Call To Action. Em sua tradução: Chamada para Ação. São botões, banners ou links em textos que direcionam o público para outro link, por exemplo. Usa-se bastante verbos imperativos como “Baixe agora”, “Compre já!”.

CPC - Custo por Clique é um modelo de cobrança das quais plataformas como Google e Facebook cobram por veicular anúncios. A cada clique será cobrada uma determinada taxa.

CRO - Conversion Rate Optimization é a otimização de estratégias com foco no aumento de conversões no site.

CPL - Abreviação de Custo Por Lead é o valor calculado para saber o quanto do seu investimento foi destinado à conversão de um lead. Sua fórmula é: todos os custos / leads gerados

CTR - É a métrica de porcentagem da audiência que clicou em seu link.

Conversão - É a ação de converter o usuário para alguma meta estipulada. Exemplo: baixar um e-book, enviar uma mensagem, visualizar a página de obrigada do site, são modelos de conversões. Quando o usuário realiza essas ações, isso passa a ser conversão.

Calendário Editorial - É o planejamento de ações e temas para seus conteúdos, sejam para redes sociais, e-mail marketing, blog, e-books, entre outros.


E

Engajamento - É o envolvimento de sua audiência com seus conteúdos. É uma das métricas mais importantes nas redes sociais, pois ela mostra como o seu conteúdo é alinhado ao seu público.

E-book - É um livro eletrônico disponibilizado para download, sendo bem útil na captação de leads. Normalmente, seu conteúdo é bem denso e aprofundado.

F

Funil de marketing - É o método de classificação de uma jornada do usuário e leads, onde se há o topo, o meio e o fundo do funil.

G

Growth Hacker - É o cargo designado ao profissional focado em alavancar a base de clientes e aumentar as conversões.

Google Adwords - São as palavras-chave do Google para ranqueamento do seu website através de anúncios. A compra dessas palavras-chave funciona como um leilão.

H

Hashtag - Muito usada no Twitter e Instagram, as hashtags são palavras que começam com o “#”. Se usadas da forma correta, as hashtags ajudam na busca sobre determinado assunto, facilitando o tráfego para seu perfil ou site.

HTML - Código de programação de websites. Muito comum para uso de e-mail marketing, onde possibilita a criação personalizada de um layout.

I

Inbound Marketing - É uma estratégia de atração, retenção e conversão de leads através de conteúdo. O Inbound Marketing possibilita educar e aproximar seu público, além de conhecer mais sobre seus hábitos, forma de consumo, entre outros.

Infográfico - É o conteúdo rico e visual que tende a explicar temas complexos com mais facilidade.

J

Jornada do Usuário (ou de Compra) - É todo o processo que seu cliente

K

KPI - São metas quantitativas que regem todo seu marketing digital. Através dos KPI’s você sabe se está ou não, perto de alcançar um grande objetivo.

L

Landing Page - Página focada em conversão de lead. Usa-se muito material rico em troca de informações, disponibilizadas através de um formulário para o visitante preencher.

Lead - Lead é o visitante que realiza uma ação dentro do website em troca de conteúdo. Pode ser considerado potencial cliente.

Link Patrocinado - Popularmente são conhecidos como “Google Ads”, são aqueles anúncios que aparecem em resultado de busca.

Long-Tail Keyword - São palavras compostas que facilitam na compra de palavras-chave do Google. O sistema de compra é como um leilão, sendo as mais curtas, mais caras e difíceis de ranquear. Exemplo: “marketing digital” em sua versão long-tail poderia ficar “curso de marketing digital” ou “estratégias para marketing digital”.

M

Métricas - Estatísticas de determinadas ações no marketing digital. O novo marketing é baseado em números para tomadas de decisões.

Materiais Ricos - Pode ser e-book, infográfico, artigo, post no blog, entre outros. Tem como função conseguir, em troca, os dados dos leads.

MQL - É a abreviação de Marketing Qualified Leads, que é um fluxo de nutrição realizado pelo marketing para que o lead se torne cada vez mais qualificado e pronto para fechar negócio.

Marketing de Conteúdo - É parte do Inbound Marketing. Tem como objetivo a criação de conteúdos relevantes para atração de visitantes.

N

Nutrição de Leads - É o processo de qualificar um lead através de materiais que são ricos que ajudam na tomada de decisão de acordo com a etapa da jornada do comprador.

O

Outbounding Marketing - Ao contrário do Inbound, o Outbound é conhecido como o marketing tradicional, onde há interrupções e abordagem para falar sobre um serviço ou produto. Exemplo: propagandas de tv, folder, outdoors, entre outros.

P

Persona - É a tática de se criar um perfil (ou mais) do seu público-alvo para trabalhar campanhas cada vez mais objetivas e com maior identificação.

Publi - Muito comum entre influenciadores, é uma forma de anúncio, onde empresas buscam influenciadores com o perfil da marca para falar sobre determinado produto ou serviço, até mesmo campanha de Branding.

R

ROI - Return on Investiment é o cálculo aplicado para medir o sucesso de um investimento, como o próprio nome sugere. A fórmula para medir é: custo de investimento - ganho pelo período / custo de investimento.

Remarketing - Através da instalação de cookies em seu computador, o remarketing é feito através de campanhas para que produtos nos quais você visitou ou semelhantes sejam exibidos através da rede de display do Google.

S

SEO - Conjunto de práticas éticas para favorecer o ranqueamento orgânico no Google. Para que você consiga a primeira página do Google, é necessário cumprir alguns requisitos desta técnica.

SEM - Semelhante com o SEO, o SEM foca em estratégias para anúncios e geração de tráfego,

SQL - Sales Qualified Leads são aqueles leads que, após nutrição do marketing e já tomou sua decisão, entra em contato para fechar negócio.

T

Tráfego Orgânico - É definido pelos visitantes que entram em um website através da busca no google onde não há impulsionamento (Ads).

Tráfego Pago - Ao contrário do orgânico, é o público que acessa um website através de cliques em anúncios.

Teste A/B - É uma forma de pesquisa realizada para diferentes públicos, comparando o desempenho de ambas para ajudar na estratégia do marketing. É bem comum em landing pages e e-mails marketing.

Taxa de Conversão - É a porcentagem de visitantes que realizaram uma ação em seu website, onde determina algum KPI. Exemplo: preencher um formulário, clicar no botão contato, entre outros.

W

Webinar - É o conteúdo em formato de vídeo que pode abranger um ou mais palestrantes, com interação em tempo real da audiência, sobre determinado assunto.


Esquecemos de alguma palavra? Então comenta aí embaixo para aumentar esse glossário!